sábado, 11 de abril de 2009

Feliz Pascoa


Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, Efésios 2.4


But because of his great love for us, God, who is rich in mercy, made us alive with Christ, Ephesian 2.4

Bet Dievs, bagāts būdams žēlastībā, Savā lielajā mīlestībā, ar ko Viņš mūs ir mīlējis, darījis dzīvus līdz ar Kristu, Efesiešiem 2.4

domingo, 5 de abril de 2009

Renda Belga

No século XV, Charles V da Bélgica decretou que a renda deveria ser ensinada nas escolas e conventos das províncias belgas, este fato contribuiu não só para o desenvolvimento da renda , mas também para que  fosse reconhecida como o berço da renda de carretel (ou bobinas ou bilros).
Durante o renascimento a renda teve grande impulso dominando a moda, de maneira mais precisa substituindo o bordado em diferentes estilos do vestuário.
Duas técnicas são feitas em Flemish , província belga, a renda de agulha a saber renda renascença ou renda de Bruxelas e a renda de carretel (bilros) especialidade da cidade de Bruges, localizada a oeste da Bélgica , este tipo de renda é rara porque só pode ser feita de maneira artesanal.

Portanto as rendas belgas são:
DUCHESS LACE (Laço Duquesa), Renda de carretel (renda de bilros no Brasil e em Portugal)



ROSE POINT LACE, Este tipo de renda é feita com uma agulha e é considerada mais delicada das rendas, suas flores são feitas com u m contorno de linha grassa e um miolo em linha mais fina.

PRINCESS LACE – Laço Princesa – muito utilizada para véus, roupinha de batizado, mantilhas (tipo de véu espanhol) e outros. As flores, caules e folhas são aplicadas em funde de rede (Tule) ou feitas diretamente com carretéis (bilros)

Princess
RENAISSANCE LACE – renda renascença – esta renda é produzida em grandes escala tanto na Bélgica como no Brasil, principalmente do nordeste. Muito utilizada tanto no vestuário como em cama , banho e em guardanapos e toalhas de mesa, por ser uma renda mais forte e duradoura.

Meu mostruário da renda belga

Renda turca - técnica - passo a passo

Renda Filet

Nó de encajera